Páginas

sábado, 12 de junho de 2010

População de cobras está diminuindo, diz estudo

Um grupo internacional de pesquisadores examinou registros de 17 populações de cobras de 8 espécies cobrindo as últimas décadas e observaram uma queda considerável em seus números, informou o site da ” BBC News”.

O estudo, publicado na revista “Biology Letters”, mostra uma queda abrupta nas populações em um curto período de tempo, por volta de 1998.

A equipe internacional, liderada por Chris Reading, do Centro de Ecologia e Hidrologia, no Reino Unido, e de outras instituições da Austrália, França, Itália e Nigéria, marcou cobras individuais e as monitorou por vários meses. Além disso, recolheram registros de dados anteriores conhecidos sobre as populações de interesse.

Das 17 populações investigadas, 8 caíram dramaticamente – em alguns casos, em até 90% -, com somente uma população mostrando uma tendência de crescimento. Mesmo em áreas protegidas, houve uma queda nas populações.

O ano em que a queda começou, 1998, foi o mais quente registrado nas últimas décadas devido a ação do El Niño, o que sugere que fenômenos climáticos poderiam ser responsáveis pela queda na população de cobras.

(Fonte: Folha.com)

Nenhum comentário: