Páginas

domingo, 27 de junho de 2010

Desperdício de Alimentos: um assunto que merece reflexão

Um artigo recente no Washington Post levantou uma questão sobre o desperdício de alimentos nos EUA. O que podemos fazer para diminuir a quantidade de lixo, produzido a partir de alimentos que desperdiçamos e por que isso é tão importante?

Primeiro: os alimentos que são desperdiçados levam junto para o lixo os recursos que entraram para a produção, transporte e armazenamento dos mesmos, incluindo a água, um elemento vital (e que possui seus dias contados).

Segundo: os resíduos dos alimentos perecíveis que são deixados no aterro apodrecendo, emitem metano, um poderoso gás de efeito estufa que contribui para as alterações climáticas. (Amplie este fato computando todo o lixo produzido no mundo inteiro, todos os dias, e aceite que a quantidade de gás é enorme).

Terceiro: com o aumento da população e a automação e industrialização dos alimentos, mais pessoas são alimentadas de maneira errada, sem nutrientes e mais lixo é produzido. Se pudermos fazer um trabalho melhor, minimizando os resíduos e maximizando a produtividade, podemos alimentar mais pessoas com a mesma quantidade de terra e com mais nutrientes.


Alimentos apodrecem por falta de cuidado e má distribuição.
A fome e o desperdício de alimentos são dois dos mais importantes problemas que o Brasil enfrenta, constituindo-se em um dos maiores paradoxos de nosso país, já que produz 25,7 % a mais de alimentos do que necessita para alimentar a sua população. E ao mesmo tempo temos milhões de excluídos sem acesso ao alimento em quantidade e/ou qualidade para que se mantenham, primeiramente, vivos e, quando assegurada a sobrevivência, com saúde e capacidade adequada ao desenvolvimento humano.

É claro que esta situação poderia ser evitada se os alimentos fossem aproveitados melhor e só podem ser aproveitados melhor, se esta informação for passada adiante. Ou seja, sem gastar nem mais um centavo com a produção de alimentos, apenas com responsabilidade e informação, pode-se reverter este quadro e oferecer alimentação a 72 milhões de brasileiros que se encontram em insegurança alimentar.

As receitas do dia-a-dia podem ser enriquecidas, por exemplo, com a parte branca da melancia, com as sobras de frutas que ficam na centrífuga ou de verduras e legumes depois de feito o suco coado. Para isso, basta mudar o olhar e observar o mundo à volta.

Abaixo uma receita fácil e gostosa, aproveitando partes que você jogaria fora de alguns alimentos.

Farofa com casca de abacaxi e talos

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de óleo

1 cebola picada

2 dentes de alho amassados

100 g de bacon ou toucinho picado (opcional)

2 xícaras (chá) de talos ou verduras picadas

1 xícara (chá) de cenoura ralada

sal e pimenta a gosto

1 xícara (chá) de casca de abacaxi batida no liquidificador

1/2 kg de farinha de mandioca crua

Modo de Preparo

Leve ao fogo para refogar o óleo, cebola, os dentes de alho e o bacon picado. Acrescente aos poucos as verduras e legumes e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque a casca do abacaxi, e aos poucos, acrescente a farinha de mandioca cru, mexendo sempre para não grudar. Depois de uns 5 minutos desligue o fogo e sirva com espetinhos de legumes.

Daniela Meira
http://atitudesustentavel.uol.com.br

Nenhum comentário: