Páginas

sábado, 12 de setembro de 2009

Em 13 anos, SC registra 21 tornados

Santa Catarina é o estado com maior número de tornados no país. Nos últimos 13 anos, foram 21.
E não para de chover por lá. A Defesa Civil está em alerta porque há risco de enchente no sul do estado.
O Rio Araranguá está subindo, em média, cinco centímetros por hora e já chegou a mais de dois metros acima do nível normal. A Defesa Civil deve retirar as primeiras famílias da beira do rio na tarde desta sexta-feira (11). Os moradores, que já enfrentaram diversas enchentes, estão com medo de perder tudo de novo.
Santa Catarina é um dos estados mais vulneráveis a tempestades severas. Levantamento que começou há 13 anos indica que 21 tornados passaram por lá. O primeiro ocorreu três anos após o início dos estudos. "No Sul do Brasil, é comum o encontro de massas de ar quente tropical e de ar frio que saem do Pólo Sul. E, quando elas são fortes, podem gerar fenômenos meteorológicos extremos", diz o meteorologista Leandro Puchalski.
Em todo o estado, subiu para 104 mil o número de pessoas atingidas pelas tempestades do começo da semana. O mau tempo dificulta a vida dos moradores da região oeste, que trabalham para recuperar o pouco que sobrou. Quem perdeu tudo procura nos escombros lembranças, parte da própria história.Parte da cidade de Dionísio Cerqueira está sem luz. A aduana ficou fechada por três dias e centenas de caminhões não conseguem seguir viagem para a Argentina e o Chile.

Também falta água. Poços artesianos e bombas de distribuição não funcionam. Alguns moradores juntam água da chuva, outros enchem garrafas em riachos.
(Fonte: G1)

Nenhum comentário: