Páginas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Chuva é incomum para esta época do ano, dizem meteorologistas

As chuvas que atingiram os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul nesta terça-feira (8) são incomuns para esta época do ano. A formação das nuvens carregadas foi causada pelo encontro de uma massa de ar fria e úmida vinda do sul do continente com a massa de ar quente e seco que estava sobre a região centro-sul do país.
O processo acontece frequentemente durante o verão, quando a massa de ar frio costuma ganhar força sobre a região da Cordilheira dos Andes.No inverno, normalmente a massa de ar úmido perde intensidade antes de chegar ao Brasil.
Segundo Ricardo Camargo, professor de meteorologia do Departamento de Astronomia, Geofísica e Ciências Climáticas da Universidade de São Paulo (USP), as chuvas que castigaram os paulistas e catarinenses é mais “um evento climático difícil de explicar nesta época do ano”.
Ele explica que o excedente de chuvas é formado por uma combinação atípica de fatores para esta época do ano e que tem chamado a atenção dos meteorologistas. “É como se a estação chuvosa tivesse chegado com muita pressa”, afirma.
Antes de se encontrar com a frente de ar seco que estava sobre a região Sudeste, a massa de ar frio e úmido foi reforçada por outra com iguais característica que estava estacionada sobre o Sul do país. "Esse é o mecanismo que explica as chuvas durante o verão", diz Camargo.
"Agora o que está acontecendo de atípico é que são tempestades extremamente pesadas para esta época.
"O meteorologista lembra que há uma semana, São Paulo chegou a registrar índices de umidade relativa do ar inferiores a 20%.
De acordo com Olívio Neto, meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a quantidade de chuva registrada entre as 9h de segunda e as 9h desta terça chegou a 94 mm em algumas cidades do Sul do país, como Irati, no Paraná, e 82 mm, em Campos Novos, Santa Catarina.
Esse volume corresponde a mais da metade do esperado para todo o mês de setembro na região. Em Santa Catarina, por exemplo, os meteorologistas esperavam uma média de 180 mm de chuva para todo este mês.Para os próximos quatro dias, os meteorologistas esperam que continue chovendo forte entre o Sul e Sudeste do País. "A previsão para os próximos dias é de chuva forte, acima de 80 mm no Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, Centro-Leste de Santa Catarina e Paraná", diz Neto. "Dentro dessas áreas não sabemos dizer em quais pontos, mas toda essa faixa tem condições de chuvas diárias que podem ultrapassar os 80 mm."
(Fonte: Emilio Sant´Anna/ G1)

Nenhum comentário: