domingo, 7 de julho de 2013
RS começa a reavaliar lista da flora ameaçada no Estado
Os órgãos ambientais do Rio Grande do Sul começaram a reavaliação da lista oficial da flora ameaçada de extinção no Estado. Segundo a coordenadora do trabalho e diretora do Jardim Botânico, Andréia Carneiro, o resultado será conhecido em 2014, envolvendo de maneira voluntária cerca de 100 especialistas no assunto.
A reavaliação da lista oficial é básica para a definição de mecanismos de proteção e monitoramento da flora, pois mostra o estado de conservação das espécies. “É um instrumento importante para a implantação de políticas de conservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul”, disse Neio Lucio Fraga Pereira, secretário Estadual do Meio Ambiente.
Todo o trabalho se dará por meio de um sistema em que os pesquisadores envolvidos podem trocar informações e interagir com o banco de dados hospedado em um data center do governo. “Trata-se de uma forma cooperada de trabalho. Esse ambiente possibilita à comunidade usuária compartilhar informações de forma sistemática, dando agilidade e consistência ao processo decisório”, diz Nelson Soares, da Divisão de Relacionamento com clientes da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).
A primeira lista foi elaborada em 2002 e apresentou 607 táxons (espécies e subespécies) da flora gaúcha ameaçadas de extinção. A nova lista, diferente da primeira, seguirá os critérios da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês), adotada para a elaboração de listas de espécies ameaçadas em âmbito mundial, nacional ou regional.
A revisão da lista de espécies ameaçadas da flora do Estado é coordenada pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul em conjunto com uma comissão técnica e coordenadores de grupos da FZB, PUCRS, UFRGS e UNISINOS, além de avaliadores de diversas instituições de pesquisa do Rio Grande do Sul e de outros Estados. (Fonte: Terra)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário