No ensino tradicional a sala de aula serve para o professor transmitir informações para o aluno. Após essa transmissão, o aluno estuda e é avaliado.
A sala de aula invertida (ou flipped classroom) é uma nova forma de promover a aprendizagem, em que o aluno é ativo neste processo. O aluno estuda antes da aula e a aula se torna um lugar de aprendizagem ativa, onde há perguntas, discussões e atividades práticas.
Vigotski já apontava que a aprendizagem é resultante de um processo interativo e considerava a existência de uma ZDP (zona de desenvolvimento proximal). A ZDP representa a diferença entre o que o aprendiz pode fazer individualmente e aquilo que é capaz de atingir em colaboração com outras pessoas.
Transforme as suas aulas em um local de desenvolvimento e não apenas de transmissão de conhecimento. Utilize a abordagem da sala de aula invertida!
Sala de Aula Invertida com o Edupulses, como posso fazer isso?
- Grave um vídeo informativo usando algumas ferramentas de mercado. Sugerimos “Screencast-O-Matic”, “PowToon”, “Vyond”.
- Oriente os alunos a assistirem o vídeo antes da aula.
- Em sala de aula, utilize o “Múltipla Escolha” do Edupulses para testar os conhecimentos obtidos por meio do vídeo.
- Divida os alunos em pequenos grupos, usando a ferramenta “Montando Equipes”. Peça para que façam um cartaz com os principais pontos do assunto (poderá ser fornecido um outro material de apoio, como texto).
- Permita que os grupos apresentem as suas produções e façam uma discussão.
- Encerre a aula com um “Quiz”, testando os conhecimentos obtidos através dessas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário