Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2020

12 FERRAMENTAS GRATUITAS PARA PRODUZIR AULAS EAD

Neste momento de pandemia covid19, aulas EAD assusta muitos profissionais da educação, mas aqui vai plataformas fáceis que com um pouco de paciência e dedicação vão lhe ajudar muito nesta tarefa!

Se você é professor e quer criar aulas EAD, mas não possui conhecimentos tecnológicos nem orçamento para adquirir software proprietário, temos algumas dicas valiosas de ferramentas que vão te ajudar na dinamização das atividades de aprendizagem de forma a aperfeiçoar o conteúdo, garantir qualidade e um melhor aprendizado.
O modo como as pessoas consomem informações hoje mudou e isso não seria diferente no meio educacional. Temos percebido um crescimento extremamente acelerado da modalidade de ensino online e consequentemente na proliferação do uso de plataformas e-learning não somente por escolas e universidades, mas também por empresas a partir do grande aumento da demanda por cursos online e de treinamentos corporativos.

#1. Sway

  Um aplicativo digital da Microsoft que permite a criação de apresentações para a web de maneira rápida e prática. Seguindo a linha web, além do foco em apresentações online, o conteúdo do Sway é preparado para se adaptar a dispositivos variados, especialmente smartphones e tablets. Disponibiliza templates e temas que se aplicam ao texto automaticamente, permite o compartilhamento e colaboração através do link em sincronismo na nuvem.


#2. Canva

  Simples de utilizar é uma ferramenta online e gratuita de criação de conteúdos gráficos assemelhando-se com o Photoshop. Com ela você pode criar e-books, infográficos e muito mais. Se quiser conhecer um pouco mais essa ferramenta é só clicar aqui.

#3. eXelearning

  Uma ferramenta de autor, que permite rapidamente e sem conhecimentos técnicos, montar um curso de e-learning em HTML e disponibilizá-lo numa plataforma (LMS), num servidor Web ou até num CD.

#4. SlideShare

Site de compartilhamento de apresentações de PowerPoint. Oferece a possibilidade de incluir vídeos do YouTube entre os slides.


Ferramentas para criação de videoaulas e tutoriais

Estudos mostram que o consumo de conteúdos que contenham vídeos possui maior assistência, pois exigem menos esforço para assimilar as informações e despertam maior interesse, por isso o uso deste formato de material como parte de seu curso é uma estratégia assertiva que garante a captação da atenção de seu público alvo.

#5. ScreenToaster

Capturador de telas gratuito. Permite a produção de demos, tutoriais e cursos capturando as telas do seu computador, acrescentando locuções e legendas.

#6. Active Presenter

Um substituto gratuito para o Camtasia oferece além da captura de tela, movimentar a tela junto do mouse (pan along with the mouse), zoom durante a apresentação, anotações e balões de notas (call outs), destaque no cursor, importar imagens e slides do PowerPoint, gravação do áudio interno independente do microfone.

#7. Smart Pixel

  É um software de captura de tela gratuito e bem fácil de usar. Permite fazer vídeos profissionais, tutoriais, vídeos de games, vídeos com webcam e vídeos caseiros em qualidade HD 1080p.

#8. SRecorder

Permite criar vídeos e tutoriais gravando a tela do seu computador em alta qualidade e também capturando o áudio. Leia o post Os formatos de videoaulas que você precisa conhecer e veja como o uso de vídeos potencializa a aprendizagem de forma criativa e dinâmica.

Ferramentas para criação de aulas ou palestras ao vivo

Um dos recursos mais utilizados em cursos online é o uso de salas virtuais, uma conferência online realizada normalmente entre professor e alunos através de ferramentas específicas a este fim, as quais permitem fazer da sala virtual um ambiente onde a aprendizagem e-learning pode ser tão eficaz como numa sala de aula presencial permitindo a centralização de informações e o compartilhamento de documentos e webcams ou simplesmente troca de experiências e resposta a dúvidas. A sala virtual abre muitas possibilidades à formação e-learning criando um ambiente idêntico a uma sala de aula convencional.

#9. YouTube Ao vivo

Hoje, com o Hangouts On Air do Google incorporado, se tornou uma ferramenta voltada tanto para videoconferências quanto para a realização de webinars. Gratuito e simples de utilizar, não possui limite de participantes e permite a incorporação (embed) em uma página ou site, além disso, o evento é automaticamente gravado e passível para compartilhamento pelo YouTube.

#10. Rabbit

  Permite fazer videoconferências com até 10 pessoas. É totalmente gratuito e traz alguns diferenciais como a possibilidade de enviar links de vídeos que podem ser vistos simultaneamente por todos, não exige login ou credenciamento dos participantes bastando criar uma sala e enviar o link aos convidados, totalmente web não exigindo nenhuma instalação ou plugin pré-requisito.

#11. BBB – BigBlueButton

Focado na interatividade, é um programa que disponibiliza recursos para compartilhamento de conteúdo dinâmico e interativo. Permite partilhar áudio, vídeo, texto e documentos; disponibiliza chat, privado que dois participantes podem realizar entre si ou público que o formador pode utilizar para pequenas mensagens ou exercícios; as sessões podem ser gravadas podendo ser depois disponibilizadas posteriormente; exige, no entanto, um servidor para instalação do sistema e com boa disponibilidade de banda para garantir as transmissões.

#12. Mconf

Um sistema de web conferência baseado no BigBlueButton que oferece um portal de acesso livre no formato de rede social.


Nenhum comentário: