Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2020

7 blogs para acessar e se inspirar para aula de ciências!

 Endereços para acessar
Science Blogs
scienceblogs.com.br
Maior rede de blogs de ciências do mundo, engloba diferentes sites que podem ser excelentes fontes de consulta para os professores. No Brasil, são mais de 40 endereços cadastrados.
Rainha Vermelha
scienceblogs.com.br/rainha
Autor: Atila Iamarino, biólogo e microbiologista.
Boa fonte de pesquisa para professores dos ensinos fundamental e médio. Além de abordar temas importantes e atuais sobre ciências, Atila fala dos benefícios da internet e dá dicas de como compartilhar o conteúdo na rede para que sirva de inspiração a outros educadores. Ele mantém também o Nerdologia (youtube.com/nerdologia), canal no YouTube com vídeos de divulgação científica que chega a ter 700 mil visualizações. “O retorno costuma ser muito grande por parte das crianças, por isso sugiro que os professores usem conteúdo audiovisual sempre”, recomenda o autor.
Biólogo e doutor em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP), Atila desenvolve atualmente estudos relacionados à evolução do vírus HIV. Curioso por natureza, ele adora desbravar a internet em busca de novidades e informações sobre ciências. Sua necessidade “patológica”, como ele mesmo define, de compartilhar essas descobertas foi o que impulsionou a criação do blog, em 2007. A página é uma boa fonte de pesquisa para professores dos ensinos fundamental e médio, um dos objetivos traçados por ele quando decidiu colocá-la no ar. O profissional acredita que os blogs são boas fontes de consulta para os educadores, que devem estar sempre atentos às funcionalidades e à amplitude de informações disponíveis na rede.
Atila também dá aula em cursos de formação de educadores e ainda mantém o Nerdologia (www.youtube.com/nerdologia), canal no YouTube com vídeos de divulgação científica que chegam a ter 700 mil visualizações.
Discutindo Ecologia
Autores: Breno Alves, bacharel em Ecologia e licenciado em Ciências Biológicas, e Luiz Bento, biólogo e divulgador científico no Museu Ciência e Vida.
Criado em 2007, traz temas atuais e pesquisas nacionais e internacionais sobre ecologia. É frequentado principalmente por alunos, mas também recebe a visita de professores dos ensinos fundamental, médio e de graduação. “O conteúdo não está só nos livros didáticos ou em posse do docente. Debater temas atuais é importante para ajudar a criar um senso crítico nas pessoas”, ressaltam os autores, que recebem cerca de dez mil acessos mensais.
Ciência na Mídia
Autora: Tatiana Nahas, bióloga especializada em Neurociências e em Divulgação Científica.
Divulga principalmente o trabalho de cientistas brasileiros. A autora procura não dissociar a pesquisa do ensino de ciências e nem da divulgação científica, o que torna o site ainda mais interessante para enriquecer o repertório dos professores atuantes nos ensinos fundamental e médio. É uma forma de buscar atualização e encontrar pesquisas interessantes sobre o tema. Tatiana já fez, por exemplo, um post a partir do questionamento de um aluno levantado em sala de aula. “Diversos educadores se dispuseram a refletir sobre a questão, me ajudando a encontrar uma boa resposta. Foi uma troca muito gostosa”, ressalta a autora do blog, que recebe cerca de quatro mil visitantes por mês.
A bióloga e professora atuava como pesquisadora clínica na área da indústria farmacêutica quando decidiu voltar a trabalhar no setor educacional e na divulgação de seu tema preferido: ciência. Nesse período de correção de rota, Tatiana achou que criar um blog sobre o assunto seria um bom exercício para a nova fase profissional. Assim, em 2008, nasceu o Ciência na Mídia, endereço que ela usa para compartilhar pesquisas, percepções, novidades e trabalhos autorais. O seu público é formado por blogueiros, professores e estudantes que buscam auxílio para concluir atividades escolares.
Com especialização em Neurociências e em Divulgação Científica, a autora de 39 anos enxerga na internet um ótimo ambiente para a troca de conhecimento, saberes e opiniões, o que enriquece o aprendizado tanto dos educadores quanto dos alunos. Além de editar o blog, Tatiana ainda participa da administração da versão em português do Research Blogging, site que agrega pesquisas na área.
Física na Veia
fisicanaveia.blogosfera.uol.com.br
Autor: Dulcídio Braz Jr, físico, professor e autor de material didático para sistemas de ensino
O autor aborda temas atuais, explica o que está por trás de diversos fenômenos e debate ciências sempre de uma forma leve e com vídeos explicativos. É uma rica fonte de informação para professores, principalmente do ensino médio. Ele fala, de maneira bem didática, sobre assuntos relacionados à disciplina, além de compartilhar experiências próprias com os seus leitores.
Quando o professor de física descobriu as funcionalidades dos blogs, logo pensou em criar um. Sua ideia era transformar esse ambiente em uma verdadeira sala de aula virtual para divulgar ideias e discutir o assunto de maneira contextualizada, ou seja, atrelada a fatos. “Queria ultrapassar os limites físicos da escola e atingir o maior número de pessoas possível”, diz. Criada em 2004, a página Física na Veia divulga posts voltados a estudantes e professores que desejam buscar inspiração para enriquecer as suas aulas. Segundo o autor, é comum os educadores mandarem e-mails para perguntar se podem compartilhar os posts com os seus respectivos alunos. A resposta é simples: “Sim, usem e abusem. Passem o link adiante”, afirma.
Formado pela Universidade de Campinas (Unicamp), Dulcídio tem 51 anos e já deu aulas para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. Atualmente, leciona em classes de ensino médio e também em cursos pré-vestibular.

Por Dentro da Ciência
Autor: Adilson de Oliveira, doutor em ciências, professor do departamento de física da UFSCar e colunista on-line da revista Ciência Hoje.
Criado em 2004, o blog trata de assuntos ligados a física e ciências e já teve alguns de seus textos publicados em livros didáticos. Oliveira explica fenômenos da natureza, teorias e faz reflexões sobre temas variados. Ele se preocupa também em levar vídeos, esquemas técnicos e imagens que ajudam a exemplificar o conteúdo debatido no blog. Com cerca de três mil acessos mensais, a ferramenta é comumente utilizada por professores e alunos dos ensinos fundamental e médio.
Manual do Mundo
manualdomundo.com.br/blog
Reúne diversas experiências, desafios, brincadeiras, mágicas e até receitas que podem ser feitas com os alunos. Mais indicado para professores do ensino fundamental, é uma ferramenta capaz de tornar a aula mais dinâmica, já que muitos dos experimentos divulgados pelos vídeos podem ser reproduzidos no ambiente escolar.
Vivendo Ciências
www.vivendociencias.blogspot.com.br
Autora: Ana Maria Martins
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Maria, de 54 anos, trabalha há 15 como professora de ensino médio da rede pública do estado de São Paulo. Nesse período, ela também lecionou em escolas particulares e em classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2007, a docente decidiu complementar as suas aulas com uma ferramenta que pudesse ser acessada pelos alunos: um blog sobre a disciplina. “O objetivo inicial era disponibilizar atividades e curiosidades que poderiam ser usadas pela turma”, comenta. O que a educadora não esperava é que a página chamaria a atenção de professores e curiosos, que hoje a acessam para buscar inspiração para as suas aulas e ficar por dentro das novidades relacionadas ao tema. Ana Maria posta frequentemente dicas de livros, curiosidade, pesquisas, ilustrações, vídeos, atividades e planos de aula.

Nenhum comentário: