sábado, 26 de abril de 2014
Lavradora de Pium produz frutas através do sistema agroflorestal
No município de Pium, a 119 km de Palmas, a lavradora Almerinda Vieira desenvolveu um projeto modelo de plantio. Em apenas um hectare da propriedade, ela produz sem precisar desmatar. Em uma área ao lado da casa, existe um pomar diversificado com coco, mamão, graviola, banana, acerola, limão, cana-de-açúcar e até hortaliças.
Almerinda ficou viúva há seis anos, os filhos moram todos na cidade e ela decidiu cuidar da propriedade de 30 hectares. Mesmo sem conhecimento, a lavradora usou o sistema agroflorestal, que reúne as culturas agrícolas com as florestais, para fazer o pomar.
No meio da pequena plantação, existem jatobá, mirindiba, espécies nativas, que garantem a adubação do pomar. Desta forma, Almerinda consegue manter o solo sempre úmido e com os nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento das plantas.
Com esse sistema, a lavradora está produzindo alimentos orgânicos de qualidade. Nenhuma fruta é vendida, todos os produtos são distribuídos entre amigos e parentes. Confira reportagem acima. (Fonte: G1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário