quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
Espécies ameaçadas se reproduzem em zoológico da serra gaúcha
Aves em extinção estão se reproduzindo no Zoológico de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. Filhotes de espécies raras, como papagaios-charão, maracanãs-verdadeiro e cardeais-amarelo nasceram durante a primavera, cresceram e chegaram saudáveis ao verão.
Com sério risco de desaparecer, o papagaio-charão vive apenas no Rio Grande do Sul e tem as penas com as cores da bandeira do estado: verde, vermelho e amarelo. Foi eleita a ave-símbolo de Gramado.
“O papagaio-charão é endêmico do Rio Grande do Sul. Só ocorre aqui. A espécie se reproduz uma vez ao ano e o nascimento em cativeiro comprova o bem-estar das aves que vivem no zoo”, diz o veterinário Renan Stadler.
O veterinário também cita o nascimento de dois filhotes de cardeal-amarelo. O zoo realiza um projeto para salvar a espécie que está praticamente extinta em vida livre. “Estamos obtendo resultados positivos com o projeto. Estamos trabalhando para salvar o cardeal-amarelo, que é uma vítima do tráfico de animais”, frisa.
Outro nascimento aguardado é o dos pinguins-de-magalhães. O casal da espécie faz revezamento para chocar os ovos, e a expectativa é que os filhotes nasçam nas próximas semanas.
Segundo a equipe de veterinários, a reprodução de pinguins em zoológico é inédita no Brasil. Antes, havia sido registrada apenas em aquários do estado de São Paulo. “Em cativeiro, tivemos apenas três no Brasil. Já em zoológicos é a primeira vez que ocorre”, garante a técnica em veterinária Christina Capalbo.
Vítimas de um derramamento de óleo em Santa Catarina, os pinguins foram trazidos para Gramado um junho de 2009. As aves foram mantidas em cativeiro porque não teriam condições de sobreviver em habitat natural: o pai é cego de um olho e a fêmea apresentou problemas respiratórios. Atualmente, oito animais da espécie vivem no parque. (Fonte: G1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário