domingo, 16 de dezembro de 2012
COP18: 90 países estão longe de ser sustentáveis em energia
O Índice de Sustentabilidade Energética anual do Conselho Mundial de Energia (WEC) revela que a maioria dos 90 países avaliados ainda está longe de alcançar completamente a sustentabilidade dos sistemas de energia.
Lançado na COP18 em Doha, o Índice é parte do relatório Trilema de Energia Mundial do WEC de 2012, “É hora de ser realista – a defesa de uma política energética sustentável -, que classifica os países segundo o seu clima e desempenho energético. Considera-se que a maioria dos países ainda não conseguiu equilibrar as pressões conflitantes do que o WEC chama de “trilema da energia”.
O estudo também entrevistou a comunidade líder global no setor do WEC sobre o que eles esperam dos formuladores de políticas a fim de levar energia sustentável aos 7 bilhões de pessoas do mundo.
“Em última análise, essa é a comunidade de negócios que melhor compreende o que funciona na prática e quem tomará as cruciais decisões de investimento. Agora estamos pedindo aos governantes para estudar este relatório e se comprometer com a comunidade de negócios a fim de elaborar políticas claras, transparentes e coerentes que gerarão os resultados esperados”, diz Joan MacNaughton, diretor-executivo do estudo.
As recomendações dos líderes do setor serão agora compartilhadas com a comunidade de elaboradores de políticas e executivos do WEC com recomendações conjuntas para um sistema de energia mais sustentável a ser apresentado no Congresso Mundial de Energia em 2013, na Coreia do Sul.
“Há uma enorme carência de investimentos privados em projetos de baixo nível de carbono e em infra-estrutura energética. Essa carência pode ser preenchida, mas nesse exato momento é uma oportunidade perdida. Nosso relatório deixa claro que o setor espera que os elaboradores de políticas busquem garantias de que seus investimentos não se tornarão anti-econômicos devido às mudanças políticas. Portanto, os elaboradores de políticas devem criar políticas que permaneçam estáveis ao longo do tempo e possam ser associadas a outras políticas”, afirmou Mark Robson, sócio da Oliver Wyman e parceiro do projeto no estudo.
Ao analisar 22 diferentes indicadores, o Índice de Sustentabilidade Energética do WEC considera que os 10 melhores destaques de 2012 são Suécia, Suíça, Canadá, Noruega, Finlândia, Nova Zelândia, Japão, França e Áustria, respectivamente. Contudo, mesmo os melhores destaques enfrentam desafios, e à medida que os países passam pelas etapas de desenvolvimento, eles podem se empenhar em áreas específicas.
“Todos os países enfrentam desafios em sua transição para sistemas elétricos mais seguros, ambientalmente favoráveis e equitativos. Se quisermos ter alguma chance de oferecer energia sustentável para todos, precisamos enfrentar a realidade”, disse Pierre Gadonneix, presidente do WEC. (Fonte: Portal Terra)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário