Páginas

sábado, 15 de agosto de 2009

Grávidas e lactantes precisam de saber acerca do novo vírus da gripe A(H1N1)

DGS divulga informação sobre o que grávidas e lactantes precisam de saber acerca do novo vírus da gripe A(H1N1)

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgou, em anexo à circular informativa n.º 26/DSR, de 28 de Julho de 2009, um folheto informativo que visa esclarecer de forma clara e objectiva as mulheres grávidas ou a amamentar sobre as medidas preventivas e conduta, em caso de suspeita de infecção.
O que as mulheres grávidas precisam de saber acerca do novo vírus da gripe A(H1N1)
E se eu estiver grávida e contrair esta nova gripe?

As mulheres grávidas têm maior probabilidade de ter complicações graves com a nova gripe A(H1N1)v tal como acontece com a gripe sazonal, mas não há evidência que tenham maior probabilidade de contrair esta infecção. Se ficar doente pode fazer o mesmo tratamento que o resto da população.

O que posso eu fazer para me proteger a mim, ao meu bebé e família?

Não existe actualmente vacina para esta infecção. As medidas preventivas são muito importantes. Siga estes passos para prevenir a propagação de vírus e proteger a sua saúde:
Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel sempre que tosse, espirra ou alguém o faz perto de si. Deite o lenço no lixo após a utilização.
Lave frequentemente as mãos, com água quente e sabão, durante 40 a 60 segundos, especialmente depois de um espirro ou tosse.
Se utilizar um gel de lavagem de mãos à base de álcool, não adicione água e espalhe o gel nas mãos até que evapore/seque.
Em ambientes muito movimentados, evite tocar nos olhos, nariz e boca, antes de lavar as mãos. O vírus também se propaga deste modo.
Evite o contacto com pessoas doentes. Reduza as suas saídas.
Se for indicada a sua utilização, use correctamente as máscaras faciais.
Quais os sintomas de gripe A(H1N1)?

Os sintomas são parecidos com os da gripe sazonal habitual e incluem:

Febre;
Tosse;
Dores de garganta;
Dores musculares;
Dores de cabeça;
Erupções cutâneas;
Arrepios e fadiga;
Por vezes, diarreia e vómitos.
O que devo fazer se ficar doente?

Se sentir sintomas ligeiros de gripe e/ou teve contacto próximo com alguém infectado com a gripe A, permaneça em casa, limite o contacto com outras pessoas e telefone para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).

Como é tratada esta gripe?

Trate a febre. Manter a temperatura dentro dos seus valores habituais é muito importante para o seu bebé. O paracetamol é o melhor tratamento para a febre durante a gravidez e pode ser tomado de 8 em 8 horas. Se tiver dúvidas pode ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).
Beba água, ou outros líquidos, em abundância para repor os que perdeu por estar doente.
Os medicamentos antivirais como o Tamiflu® (oseltamivir) ou Relenza® (zanamivir) só devem ser utilizados sob prescrição médica. Não estão descritas complicações na grávida ou no feto com a utilização destes fármacos.
O que precisam saber as mulheres que amamentam acerca do novo vírus da gripe A (H1N1)v
O que posso fazer para proteger o meu bebé deste vírus?

Tenha um cuidado extra em lavar frequentemente as mãos, com água e sabão ou com uma solução alcoólica;
Mantenha o bebé afastado de pessoas doentes ou áreas afectadas;
Limite a permuta de brinquedos com outras crianças, sobretudo se os levam à boca;
Lave frequentemente com água e sabão quaisquer objectos que o bebé ponha na boca.
Amamentar protege os bebés desta nova gripe?

Os bebés não amamentados estão mais vulneráveis à infecção e à hospitalização, por doença respiratória grave, do que os amamentados;
Os recém-nascidos não amamentados têm menor capacidade de se defenderem da infecção, pois não dispõem dos anticorpos protectores que passam no leite das mães;
Como se trata de um vírus novo não se conhece ainda a protecção específica para esta situação.
E se eu estiver doente? Posso amamentar o meu bebé?

Sim. O aleitamento materno deve ser apoiado também perante esta doença, porque protege os bebés de infecções respiratórias.
A mãe doente com (H1N1)v deve ser encorajada a fazer a extracção do seu leite. Durante o período de contágio, o bebé deverá receber o leite que a mãe extraiu, dado por uma pessoa/familiar não doente.
Poderei continuar a amamentar se estiver a tomar medicamentos para prevenir ou tratar esta gripe?
Sim. O tratamento ou profilaxia com medicação antiviral não constitui contra-indicação para a amamentação.
Interrompo a amamentação se suspeitar que tive contacto com o vírus da gripe A (H1N1)v?
Não. As mães produzem anticorpos para combater as infecções com as quais entram em contacto e o seu leite fica adequado a debelar as mesmas infecções nos seus filhos. O aleitamento materno também ajuda a desenvolver a capacidade do bebé para se defender das doenças infecciosas. Deve, no entanto, utilizar as medidas preventivas acima descritas.

E se o meu bebé ficar doente, posso amamentá-lo?

Sim. O melhor que pode fazer pelo seu bebé doente é manter o aleitamento. Ofereça-lhe a mama com maior frequência.
Os bebés que estão doentes têm maior necessidade de líquidos. O que obtêm quando mamam é superior a qualquer outro líquido, melhor que a água, o sumo ou soluções de reposição hidroelectrolítica, porque também ajuda a proteger o sistema imunitário do bebé;
Se o seu filho está tão doente que não consegue mamar, pode oferecer o seu leite por copo, biberão, seringa ou conta gotas.
FONTE: http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/gripe+a+(h1n1)v+-+recomendacoes+gravidas+e+lactantes.htm

Nenhum comentário: