Páginas

domingo, 16 de agosto de 2009

Como melhorar a imunidade através da alimentação

O grande segredo para se ter uma boa saúde é fortalecer o sistema imunológico. Com isso é possível combater desde pequenas infecções até mesmo se evitar tumores.

O que muitas pessoas ainda não sabem é que garantir o bom funcionamento do sistema imunológico é muito mais fácil do que se imagina. Uma alimentação balanceada é a grande arma para aumentar a imunidade, já que os alimentos contêm substâncias bioativas que podem estimular o sistema imunológico, aumentando a resistência às bactérias e vírus.

Aquilo que ingerimos tem grande influência sobre as células brancas do sangue, responsáveis pela defesa dos organismos agressores de nosso corpo. Tanto é que os vegetarianos, por exemplo, têm duas vezes mais resistência ao câncer do que quem ingere carnes. Ainda não se sabe porque os glóbulos brancos dos vegetarianos são mais resistentes, mas eles apresentam níveis mais elevados de caroteno no sangue, comprovadamente benéfico para o sistema imunológico.

Monte seu cardápio funcionalAlguns alimentos sempre foram considerados poderosos na prevenção de doenças; outros, tidos como vilões de uma dieta equilibrada, também ajudam a manter a saúde

Gorduras "boas" - Alguns ácidos graxos insaturados têm o poder de melhorar a resposta imunológica, quando associados a uma alimentação balanceada. Podemos destacar os Ômega 3 e 6, que têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em peixes e castanhas, como as nozes, castanha do Pará e caju.

Maçã
A fruta contém tanino, componente antioxidante, antisséptico e vasoconstritor. O tanino também está presente em temperos como o manjericão, a manjerona, a sálvia e em frutas como a uva e o caju, além da soja.

Soja
O grão e os seus derivados contêm isoflavonas, componentes com ação estrogênica – que reduzem os sintomas da TPM e da menopausa. A soja também tem ação anticancerígena e suas proteínas ajudam a reduzir os níveis de colesterol.

Salmão
Peixes marinhos como salmão, sardinha, atum, anchova e arenque contam com ácidos graxos ômega-3, que reduzem os níveis de colesterol e triglicerídeos, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares. Também têm ação anti-inflamatória.

Tomate
O molho de tomate contém licopeno, um componente antioxidante que reduz os níveis de colesterol e, por reparar os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células, o risco de câncer de próstata. Também fazem parte deste grupo a goiaba, o pimentão, a beterraba e a melancia.

Aveia
Os cereais integrais de maneira geral, entre eles a aveia, o centeio, a cevada e o farelo de trigo têm fibras solúveis e insolúveis, que melhoram o funcionamento intestinal, reduzindo o risco de câncer de cólon. As fibras solúveis ajudam a controlar a glicemia e dão maior saciedade, por isso auxiliam a perda de peso. As leguminosas como soja, lentilha e feijão, os talos de hortaliças e as cascas das frutas também são ricas em fibras.

Abóbora
Abóbora, cenoura, mamão, manga, espinafre e couve têm betacaroteno, que se converte em vitamina A quando ingerido com gorduras e proteínas, protegendo as células do envelhecimento e diminuindo o risco de câncer.

Cenoura
O betacaroteno presente na cenoura estimula células imunológicas protetoras combatentes de infecções. Dose: 60 grs /dia.

Cebola
Além da cebola, o alho também conta com sulfetos alílicos, que reduzem o colesterol e a pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem o risco de câncer gástrico.

Alho
Pode estimular a resposta imunológica, estimula os macrófagos. O alho é agente modificador da resposta imunológica. Dose: 2 dentes/dia.

Brócolis
Além do brócolis, a couve-flor, o repolho, a couve-de-bruxelas, o rabanete e a mostarda possuem indóis e isotiocianatos, indutores de enzimas que protegem contra o câncer de mama.

Iogurte
O iogurte e os leites fermentados fazem parte do grupo dos alimentos probióticos. Contêm bifidobactérias e lactobacilos que favorecem as funções gastrointestinais, reduzem o risco de constipação e, consequentemente, de câncer de cólon.

Laranja
Elas e as demais frutas cítricas, assim como a salsa, a alcachofra e o tomate, possuem flavonoides, componente anticancerígeno, vasodilatador, anti-inflamatório e antioxidante.

Linhaça
Esta semente contém lignanas, um componente inibidor de tumores hormônio-dependentes. Por equilibrar os hormônios, também diminuem os efeitos da tensão pré-menstrual (TPM). A linhaça dourada é ainda mais potente.

Castanha-do-pará
Além das castanhas, as nozes e as amêndoas têm ácido a-linolênico, que estimula o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória.

Abacate
Fruta rica em fitonutrientes, que ajudam a reduzir o colesterol, além de ser um poderoso antioxidante. Mas, por possuir uma quantidade razoável de gordura, assim como o azeite de oliva, deve ser consumido com moderação, para não engordar.

Vinho
O vinho tinto contém catequinas, um componente que reduz a incidência de colesterol e certos tipos de câncer, além de estimular o sistema imunológico. Também fazem parte deste grupo o chá verde e as frutas vermelhas (amora, framboesa, mirtilo e cereja). Deve ser consumido em moderação por conter álcool.

Chocolate
Desde que amargo e consumido em pequenas quantidades por dia, é anti-inflamatório e ajuda a diminuir o risco de câncer. Isso porque possui flavonoides, que, entre outras funções, anulam a dioxina, usada em agrotóxicos.

Café
O café também tem flavonoides e atua na prevenção de doenças, assim como o vinho tinto, o suco de uva, o chocolate e as frutas cítricas, entre outros.

Fonte:
Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais.

Nenhum comentário: