Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Sensação térmica chega a 44ºC em Porto Alegre/RS

Os dias quentes causam incômodo em muita gente. Em todo o país, as temperaturas estão altas e os especialistas dizem que é necessário tomar cuidado para não ter a saúde prejudicada. No Rio Grande do Sul, há uma semana as temperaturas se aproximam dos 40ºC.

Na quarta-feira (3), a temperatura chegou a 38ºC em Porto Alegre, mas a sensação térmica alcançou 44ºC. Não fazia tanto calor em fevereiro há 52 anos.

O ex-atleta e comentarista esportivo Batista desmaiou na frente das câmeras, antes de um jogo do campeonato gaúcho. Ele foi atendido e participou da transmissão do jogo. O comentarista ainda viu a partida ser interrompida duas vezes para os atletas beberem água.

Nesta quinta-feira (4), ele contou como estava se sentindo antes do desmaio. "Estava muito calor, cheguei já suando na cabine. Não estava conseguindo respirar", lembra. "Durante a situação do comentário, fui sentindo uma certa fraqueza e passei a ver que não me coordenava muito. E aí de repente desregulou total e eu desabei."

São esses os sinais que o corpo dá quando algo está errado: sensação de abafamento, falta de ar, dor de cabeça e tontura. Os médicos dizem que o desmaio não acontece de repente e é perigoso.

O desmaio é a queda súbita da pressão arterial. O fluxo de sangue para o cérebro diminui. Além disso, as glândulas sudoríparas, que produzem o suor, trabalham rapidamente para equilibrar a temperatura do corpo com o meio ambiente. Quando não dá tempo para que os níveis voltem ao normal, acontece o colapso, com perda da consciência.

Quem vai socorrer a pessoa que desmaiou deve deitá-la de lado, deixá-la em situação confortável, procurar arejar o ambiente, afrouxar a roupa e levantar a perna para ajudar na circulação. Além disso, um médico deve ser procurado.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: