Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Planeta sofrerá resfriamento nas próximas décadas, diz cientista

O mundo poderia estar em um período de temperaturas mais baixas - e não de aquecimento - como resultado de mudanças cíclicas nas correntes oceânicas que ocorrerão nos próximos 20 ou 30 anos. Isso é o que afirma o professor Mojib Latif, cientista do Instituto Leibniz, na Universidade de Kiel, na Alemanha, e autor de uma pesquisa Intergovernamental da ONU sobre Mudança do Clima (IPCC). As informações são do site do jornal britânico Telegraph.

Segundo o site, o cientista questiona a visão amplamente difundida de que a temperatura mundial vai aumentar rapidamente nos próximos anos. Mas Latif acredita que a onda de frio será apenas uma interrupção temporária na mudança do clima. Em conferência da ONU realizada em setembro de 2009, o professor disse que as mudanças nas correntes oceânicas conhecidas como 'oscilação do Atlântico Norte' poderiam ser mais fortes nas próximas décadas do que os atos do homem causadores do aquecimento global.

Controverso, o pesquisador afirma também que essas flutuações podem ser responsáveis por grande parte do aumento nas temperaturas globais visto ao longo dos últimos 30 anos. "Uma parte significativa do aquecimento que nós vimos de 1980 a 2000 e em períodos anteriores, no século XX, deveu-se a esses ciclos. Talvez cerca de 50% deles", completou.

"Invernos como este se tornarão muito mais prováveis. (...) O verão também irá provavelmente ser mais frio e os derretimentos de geleiras e do gelo do mar vão diminuir. Por enquanto, o aquecimento global terá uma pausa e pode muito bem haver também algum arrefecimento", disse. (Fonte: JB Online)

Nenhum comentário: