sábado, 14 de fevereiro de 2015
Governo publica normas para poupar água e luz em prédios federal
O governo publicou uma portaria nesta sexta-feira (13) no “Diário Oficial da União” com medidas para que os prédios da administração federal poupem água e energia. De acordo com o texto, os órgãos terão que informar, mensalmente, os níveis de consumo, que serão registrados em um sistema batizado de Esplanada Sustentável.
A iniciativa ocorre num momento de crise hídrica na região Sudeste, que afeta o abastecimento de água para consumo e também a geração de energia elétrica.
Entre as práticas recomendadas na portaria estão desligar as luzes ao final do expediente e durante o almoço e também lavar os veículos a seco, quando possível.
Outros hábitos simples são estimulados pelo texto, como utilizar o ar-condicionado com as janelas fechadas e utilizar escadas quando for possível prescindir do elevador. A portaria também sugere que, nos jardins, plantas mais resistentes à seca sejam priorizadas no lugar daquelas que necessitam de irrigação mais frequente.
Os órgãos federais serão classificados de acordo com o nível de economia que conseguirem implementar. Aqueles que forem mais bem-sucedidos, serão chamados de unidades mais eficientes. Depois vêm as unidades com eficiência média e as unidades menos eficientes. (Fonte: G1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário