Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2020

Como elaborar planos de aula EAD

O plano de aula é uma das principais ferramentas de planejamento para um professor, e também precisa ser usado em cursos EAD.

planejamento é uma etapa essencial de qualquer trabalho. É o momento em que você se organiza e pensa com calma sobre os melhores caminhos para realizar uma tarefa. No caso dos professores, não é diferente. E uma das principais ferramentas que ajudam os profissionais de educação nesta etapa é o plano de aula.
Em cursos presenciais, o plano de aula auxilia o professor a ter mais preparo sobre o que irá falar em sala e a conduzir todas as atividades com segurança. E quanto a cursos online, que podem ser gravados e editados, será que é necessário ter um planejamento tão preciso?
A resposta é: sim! Cursos EAD (educação a distância) também precisam de planos de aula para serem desenvolvidos. Estes documentos são essenciais para contribuir com a estrutura do curso e o conteúdo das aulas, além de reduzir a chance de erros durante as gravações.

O que é plano de aula

O plano de aula é um documento onde estará registrado tudo sobre a aula que você quer realizar. É importante ressaltar que, quando falamos em aula, não significa necessariamente um dia de aula. Estamos nos referindo a um conteúdo específico que é parte do curso. Em um curso de inglês, por exemplo, um plano de aula sobre verbos irregulares definitivamente envolve mais de um dia de atividades.
No plano de aula, estão detalhados o tema, o objetivo, a estrutura, o conteúdo, os materiais de pesquisa e os meios de avaliação para uma aula. É uma ferramenta essencial para o planejamento das atividades que serão realizadas e do conteúdo que será compartilhado com os alunos. Ele serve de base para que o professor consiga se orientar e conduzir suas aulas no tempo previsto e de acordo com uma sequência lógica de atividades.
Mas não é só por questão de organização que o plano de aula é fundamental. Para elaborá-lo, o professor precisa refletir sobre a melhor metodologia, pesquisar o conteúdo a fundo e avaliar o que faz sentido para o perfil de seu curso e dos estudantes. Ou seja, também é um momento para o professor aprender, se atualizar e pensar nos melhores caminhos para contribuir com a aprendizagem dos alunos.
Ter todas essas informações registradas ainda oferece um grande suporte para a criação de novos cursos. Ao revisitar os planos de aula, você consegue entender o que funcionou e o que pode ser aprimorado. Além de usar os documentos como base para elaborar novas aulas.

Como fazer um plano de aula

Antes de pensar em como elaborar um plano de aula, é importante entender o seu público-alvo, ou seja, seus alunos. Qual é o perfil das pessoas que realizam seu curso? Quais conhecimentos elas já têm como base? O que precisam saber neste momento de sua aprendizagem?
Se você tiver turmas com perfis diferentes, precisa adaptar o plano de aula para cada uma. Afinal, se o objetivo da aula é que as pessoas aprendam algo, ela precisa ser pensada de acordo com o perfil de aprendizagem, o contexto e as necessidades da sua turma.
Ao ter o perfil de seus alunos traçado, chegou a hora de criar um plano de aula pensado para eles. Existem diferentes modelos para seguir. Mas todos têm pelo menos estes elementos básicos:

Tema e objetivo

Estes dois tópicos são simples de responder. Sobre o que é sua aula? E o que você espera que os alunos alcancem ao final dela? Os objetivos podem estar tanto relacionados ao conhecimento quanto ao desenvolvimento de habilidades e mudanças de comportamentos ou atitudes.

Conteúdo

Aqui você irá explicar o conteúdo que irá compartilhar com os alunos. Quais serão os assuntos abordados? Qual o nível de aprofundamento? Quais habilidades e comportamentos você pretende trabalhar ou desenvolver durante essas aulas? Este é o momento de pesquisar muito e selecionar o que será usado em seu curso.
Já pense neste registro em uma ordem que faça sentido para suas aulas. Isso facilita a elaboração dos próximos tópicos.

Desenvolvimento

Agora você precisa detalhar como planeja conduzir as atividades. Podem ter momentos expositivos, de debate, de pesquisa, de atividades em grupo… Registre a sequência de atividades pensada, como o conteúdo será inserido em cada uma e quanto tempo você precisa para cada etapa da aula.
Você pode elaborar este tópico no formato de um cronograma, para ficar mais prático de consultar.

Material necessário

Quais recursos serão necessários para a realização da aula? Você precisa de um software específico, vídeos, áudios, equipamentos de gravação ou, no caso de cursos presenciais, de um projetor, itens de papelaria, computadores para os alunos ou qualquer outro tipo de material? Este é o tópico para você listar os recursos e se planejar para adquirir o que for necessário.

Fontes bibliográficas

Inclua as principais fontes de pesquisa que você consultou para planejar o conteúdo. Este tópico pode servir de referência se precisar relembrar de alguma informação ou consultar as mesmas fontes para planejar outras aulas.

Avaliação

avaliação não necessariamente significa uma prova ou atividade que envolva a atribuição de uma nota. Se esse for o caso, você deve incluir aqui uma descrição de como será feita essa avaliação.
Mas a avaliação também envolve uma reflexão sobre os resultados da aula. Você pode preencher antes da aula dizendo como pretende mensurar a aprendizagem dos alunos e o cumprimento dos objetivos. E pode completar após a aula, comentando o que deu certo e o que poderia ser melhor, observações sobre o seu papel e o dos alunos durante o processo e se, de fato, os objetivos foram alcançados.
A avaliação é muito importante para que você aprimore suas aulas e busque metodologias que realmente tenham impacto na aprendizagem dos alunos.

E quanto ao plano de aula para EAD?

Preparar um curso online é bem diferente de um curso presencial. Por isso, o plano de aula para educação a distância deve levar em consideração alguns outros fatores.

Formatos

Assim como uma aula presencial pode envolver vários tipos de dinâmica, a aula online pode apresentar o conteúdo em diversos formatos: vídeos, textos, imagens, áudios… Pense em como cada formato pode contribuir para a aprendizagem dos alunos e planeje como você irá utilizá-los.
Mesmo se a sua intenção for apenas gravar videoaulas, você pode disponibilizar materiais de apoio em outros formatos para que os alunos complementem o estudo. Lembre-se que cada pessoa tem mais facilidade para aprender com um certo tipo de formato. Então quanto mais opções você conseguir oferecer, melhor.

Modelo do curso

modelo do curso online é outro aspecto a se pensar. Ele é ao vivo, com todos os alunos assistindo em tempo real? É gravado, dando aos alunos autonomia para realizar nos horários e ritmo que quiserem? Ou une os dois modelos? Como você vai adaptar seu planejamento para cada modelo?

Organização da aula

Anteriormente, falamos da construção de um cronograma para o plano de aula. No caso dos cursos online, mesmo que, em teoria, não exista uma limitação de tempo, você também precisa pensar em uma forma de organizar seu conteúdo em partes. Dificilmente alguém passará 5 horas assistindo sua videoaula, especialmente em um ambiente tão fácil para se dispersar quanto a internet.
Divida a aula em pequenos módulos ou capítulos para facilitar seu consumo e compreensão por parte dos alunos. No plano de aula, descreva quais materiais farão parte de cada módulo e se eles seguirão uma sequência ou podem ser consumidos em qualquer ordem.

Interação

Quem pensa que cursos online são apenas alunos assistindo passivamente às aulas, está enganado. Cursos a distância também podem propor momentos de interação, seja com fóruns, ferramentas de chat, transmissões ao vivo e outros recursos. Se você quiser promover a interação entre os estudantes, também pode planejar estes momentos no plano de aula.

Do plano de aula à prática: tenha sua plataforma de cursos online

Com os planos de aula feitos e cursos devidamente gravados, falta um detalhe muito importante: onde você irá disponibilizá-los? Há diversas alternativas para criar um site de cursos, como você pode conferir neste link.
Uma delas é ter sua própria plataforma personalizada de cursos, com a sua identidade visual e ferramentas de monetização. A plataforma Netshow.me OTT possibilita isso. Ela suporta diferentes formatos de arquivo (vídeo, áudio, texto, PDF…), possui um sistema de pagamento integrado e relatórios de audiência. Além disso, é de fácil usabilidade tanto para os administradores quanto para os alunos.
Você ainda pode criar planos de cobrança com diferentes níveis de acesso. Dessa forma, é possível direcionar um grupo de alunos para cursos de nível básico, por exemplo, outros para cursos de nível intermediário e assim por diante.
Se quiser saber como criar sua plataforma de cursos online com o Netshow.me OTTfale com um de nossos especialistas.

Nenhum comentário: