A maioria das pessoas vive correndo no seu dia-a-dia e não têm tempo de cuidar da sua alimentação. Isso gera, além do ganho de peso e de seus problemas associados como hipertensão, arterial, doenças cardiovasculares, ao aparecimento de sérios problemas intestinais como, por exemplo, a obstipação, ou o intestino "preguiçoso".
Entretanto as pessoas parecem não se importar com isso, subestimando o problema, não se importando com este órgão. Atualmente, vários pesquisadores têm reforçado o papel primordial que o intestino tem no nosso corpo, e muitos se referem a ele como o segundo cérebro (tamanha a sua relevância!).
O intestino "preguiçoso" se não corrigido a tempo, pode ocasionar o aparecimento de doenças de intestinais importantes como diverticulites, hemorróidas e até câncer.
Na medida em que seu intestino funciona melhor, você perceberá que você também se sentirá melhor e menos enfezada (que na realidade quer dizer cheia de fezes, sabia?).
A adoção de hábitos mais saudáveis, o que inclui uma dieta rica em alimentos frescos, (frutas, verduras e legumes), pode ajudar muito. Tente também evitar ao máximo o consumo de carboidratos refinados substituindo-os gradativamente pelos integrais (cereais, arroz, pão, macarrão) e não se esqueça de tomar pelo menos 8 copos de água por dia, senão todas estas dicas vão por água a baixo!
Se quiser uma ajuda extra, pode também comprar alimentos lácteos que têm propriedades de ajudar na regulação intestinal. Por fim lembre-se: as ações isoladas não funcionam, você só terá bons resultados se associá-las, ok?
Cuide de seu intestino, seu corpo irá agradecer!
Rosana Farah é nutricionista com doutorado em Ciências Endocrinológicas pela Universidade Federal de São Paulo / UNIFESP e especialista em nutrição clínica e gastronomia.
Fonte: www.minhavida.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário