Os 40,5ºC registrados na praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, às 16h desta terça-feira (9), e a alta umidade do ar levaram a sensação térmica para os 50ºC, informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Essa sensação térmica tornou o Rio, segundo a OMM (Organização Meteorológica Mundial), o segundo lugar mais quente do planeta, perdendo apenas para a cidade de Ada, em Gana, na África. Nesta terça, até mesmo o deserto do Saara teve temperaturas mais amenas que a Cidade Maravilhosa, 33ºC.
A onda de calor que atinge os cariocas é tão grande que fevereiro de 2010 já é o mês de fevereiro mais quente dos últimos 50 anos, segundo informações do Inmet.
Especialistas acreditam que o fenômeno do El Niño é uma das razões para as altas temperaturas, já que provocou chuvas excessivas no Sul do País e em São Paulo, diminuindo a formação de nuvens no Rio.
Somente em 2010 já foi registrada a sensação térmica de 50ºC três vezes, o que deixa a cidade em situação de perigo, que acontece quando a temperatura fica entre os 42ºC e os 54ºC.
Nesta terça, depois de 13 dias de estiagem, choveu em alguns pontos da cidade.
(Fonte: Portal R7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário