Páginas

domingo, 8 de novembro de 2009

O que é compostagem?

Esse artigo ajuda a conhecer esse sistema de reciclagem natural, que é fundamental para a proteção do meio ambiente, separação dos resíduos e excelente gerador de renda para o empreendedor atento.

O que é o composto?
É um adubo preparado com restos de vegetais e animais que pode ser aplicado ao solo para melhorar as suas qualidades, sem que haja uma contaminação do ambiente.

Quais as vantagens da compostagem?
É barata e fácil de fazer; Reaproveita a matéria orgânica, que é descartada em lixões ou aterros;
Estimula a separação dos resíduos orgânicos dos sólidos (recicláveis);
Recicla os nutrientes contidos no solo;
Não vicia a terra como os adubos químicos;
Aumenta o número de microorganismos no solo; Neutraliza várias toxinas e metais pesados; Gera renda.

Quais as fases da compostagem?
Dependendo do grau de fermentação o composto apresenta as seguintes fases:

Composto cru:
Aquele que está no início da decomposição, apresenta alta temperatura, cheiro forte, presença de moscas e insetos. Nesta fase é prejudicial às sementes e às raízes. Antes de utilizá-lo deve-se deixá-lo curtir amontoado, durante no mínimo 30 dias.

Composto bioestabilizado:
É o composto semi-curado, a temperatura fica abaixo de 60º, há uma redução na presença de moscas e outros insetos e do cheiro. Não causa danos às sementes e às raízes, mas ainda não é um perfeito condicionador do solo, pois os nutrientes não estão ainda totalmente disponíveis para serem incorporados ao solo.

Composto humificado ou curado:
É aquele que completou o processo de fermentação. É rico em nutrientes disponíveis, ou seja, em condições adequadas para serem incorporados ao solo.

Quando o composto está curado?
A aparência deve ser de material bem homogêneo em que praticamente não se identifica a matéria-prima original. A coloração deve ser bem escura enquanto o composto cru é cinzento. Possui odor de terra mofada enquanto o cru tem cheiro forte e penetrante. A umidade deve ser baixa com um aspecto de material seco. O composto apresenta temperatura igual ao ambiente e já não há mais presença de moscas e insetos.

Quais os fatores que influenciam na preparação do composto?
Temperatura: quanto maior o calor mais rápido se processa a decomposição. Considera-se uma faixa ótima para a compostagem a que vai de 50º C a 70º C, sendo 60º C a mais indicada.

Aeração: a compostagem deve ser feita em ambiente aeróbico, pois com a abundância de ar a decomposição além de mais rápida e melhor conduzida não produz cheiro nem a proliferação de moscas.

Umidade: por ser a compostagem um processo biológico de decomposição da matéria orgânica, a presença de água é imprescindível para as necessidades fisiológicas dos organismos.

Microorganismos: a conversão da matéria orgânica crua ao estado de matéria prima orgânica humificada realizada pela compostagem, é um processo microbiológico operado por organismos classificados como bactérias, fungos e actinomicetes, principalmente.

Dimensões das partículas: quanto menor o tamanho das partículas de matéria orgânica a serem compostadas mais rápido será o processo de decomposição destas.
Agora que você conheceu um pouco de como funciona a compostagem, leia mais sobre o assunto. Você pode obter informações desde como fazer uma composteira caseira, até noções de como empreender nesse ramo lucrativo e ainda inesplorado no Brasil. Para informações técnicas, visite este site e obtenha o manaual da compostagem caseira.
José Carlos da Fonseca Maciel
Biólogo

Nenhum comentário: