Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Governo cria quatro universidades e 208 institutos de ciência e tecnologia

Expansão

A presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de quatro novas universidades federais, a abertura de 47 novos campi e 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

As novas universidades serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará.

Até 2012, serão implementados 20 campi universitários em oito estados brasileiros e 88 novas unidades de institutos federais em 25 estados.

Além disso, prefeitos devem assinar termos de compromisso para a construção de 120 institutos em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal.

A previsão é de que todas as unidades estejam em funcionamento nos próximos três anos.

A presidente disse que a iniciativa representa o início de uma nova etapa de expansão da rede e de continuidade de transformação do sistema. "Quando chegarmos a 2014, o Brasil terá 562 institutos, quadruplicando a rede que ele dispunha em 2002. É número muito importante para um país que não quer mais, de forma alguma, ser um país aquém do seu potencial e do potencial da sua população", afirmou.

Ciência sem Fronteiras

Dilma Rousseff destacou as ações governamentais na área da educação e o esforço para a interiorização do sistema educacional no Brasil.

Ela afirmou que o programa de ensino superior e profissional anunciado hoje é parte de um conjunto de medidas orientadas para garantir formação de qualidade aos brasileiros.

Dilma citou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) como iniciativas para elevar o padrão de conhecimento, qualificação, produtividade, emprego e desenvolvimento do país.

A expectativa do governo com o programa Ciência sem Fronteiras é conceder 100 mil bolsas para estudantes fora do país até 2014, sendo 25 mil com a parceria da iniciativa privada.

Programa Ciência sem Fronteiras lança oito modalidades de bolsas
"É a capacidade que nós temos de, ao mesmo tempo que qualificamos os nossos jovens com bolsas de estudo e oportunidades de ensino nas melhores universidades do mundo, nós ampliarmos os seus horizontes", disse a presidente. "Mexe com a ciência, mexe com a absorção de tecnologia, mexe com a capacidade de inovação e com a capacidade de cada uma das famílias brasileiras de sonhar por melhores oportunidades para os seus filhos", declarou.

http://www.inovacaotecnologica.com.br

Nenhum comentário: